English Español

Descobrir a Região >

Património Natural

imagem: carv1.png O Concelho de Manteigas, é um território privilegiado e singular em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, cujas condições naturais, ecológicas e paisagísticas deslumbram naturais e visitantes.
Em Manteigas pode desfrutar-se uma paisagem diversificada e com elementos ímpares, atractiva e bem conservada, com locais de grande beleza e tranquilidade, que possibilitam o contacto íntimo com a natureza.
A Serra da Estrela é a única em Portugal onde se fez sentir de forma singular a acção glaciária, deixando numerosos testemunhos na paisagem, tal como rochas polidas, blocos erráticos, covões, moreias e lagoas glaciares, profundos vales em U, sendo o Vale Glaciar do Zêzere um dos ex-líbris de Manteigas.
O elemento água é estruturante neste Concelho e na região, pois à semelhança do corpo humano, constitui a base da sua existência.
O turismo de saúde e bem-estar aliam-se na Estância Termal - Caldas de Manteigas, que é complementado por um centro de interpretação, parque de merendas e um posto de venda ao público das trutas produzidas na truticultura - Viveiro das Trutas, que se instalou ali aproveitando as águas cristalinas e bravas que irrompem da serra.
A cascata da Fonte Paulo Luís Martins - que nunca pára de brotar a sua água refrescante, o Poço do Inferno - uma queda de água com cerca de 10 metros, com origem na garganta aberta pela Ribeira de Leandres, as Penhas Douradas - que terão começado por ser procuradas por pessoas que ambicionavam os «bons ares» da Serra e onde se destaca a harmonia entre o Homem e a Natureza, culminando com a subida ao ponto de maior altitude em Portugal Continental - Torre, são locais dignos de uma visita.
A sua biodiversidade permite que Manteigas, seja um autêntico «livro de estudo», realçando-se a complementaridade biológica com a geomorfologia do território.
A pastorícia e actividades com ela relacionada conferem uma particularidade ao Concelho, cuja origem remonta a 1188 quando D. Sancho I concedeu o primeiro foral à vila, hoje retratada pelo artesanato de tecelagem, que perpetua a tradição da indústria dos lanifícios, realizando-se anualmente na altura do Carnaval, uma Mostra de Actividades, Feira de Artesanato e a Prova do Queijo da Serra da Estrela (Expo Estrela), que atrai muitos visitantes ao Concelho.

 

Promotor

Co-financiamento

    • imagem: inature.jpg
    • imagem: provere.jpg
    • imagem: logos.png