English Español
Dados referentes à Rota

Rota:
Designação:

Tipo:
Coordenadas início:

Altitude início:
Altitude mínima:
Altitude máxima:
Sentido aconselhado:

Dificuldade:
Extensão:
Duração aproximada:
BTT:
PR16MTG
Rota das Quartelas

Circular
7º32'24.96"W
40º24'14.46"N
806m
777m
1026m
Ponteiros do relógio
Média
5,3km
3h
Sim



Download Trilho




Folheto e Mapa


Fichas Ecológicas

  • Quartelas

    imagem: perfil_quartelas_pt.jpg

    imagem: foto_quartelas6.png
    Início do percurso: junto ao Bairro 25 de Abril, na Vila de Manteigas.

    Este percurso alonga-se, em parte, numa zona denominada de Quartelas, que corresponde a uma multiplicidade de talhões agrícolas e que permite ao caminheiro mergulhar num ambiente que o transporta ao longo da história e das tradições da agricultura e da pastorícia que caracterizam Manteigas.

    A paisagem proporcionada pelo vasto anfiteatro por onde o trilho se desenvolve é espantosa e está repleta de marcas da população serrana e do meio rural, construções em xisto ou em granito, muros, socalcos, caminhos, lameiros, rebanhos acompanhados pelos pastores e os seus cães da serra.

    No património construído merece especial referência a Casa do Guarda-Florestal do Cerro da Correia e a Pousada dos Serviços Florestais de Manteigas. As casas de Guarda-Florestal foram implantadas de forma a dotar os Perímetros Florestais e respectivas unidades de gestão, de infra-estruturas de apoio à actividade florestal ali desenvolvida, permitindo a fixação no local de Guardas-Florestais e respectivas famílias que teriam por incumbência a vigilância e fiscalização das áreas que lhe estavam atribuídas.

    Esta forma de gestão, constituição e ordenamento dos Perímetros Florestais teve início no ano de 1888 com o objectivo de arborizar os baldios municipais que se deparavam com graves problemas de erosão, fruto do aproveitamento excessivo da vegetação existente na serra.

    imagem: foto_quartelas1.png Os olivais, os vinhedos, os milheirais, os prados de azevém e os povoamentos de pinheiro-bravo têm acentuada representação, sendo a vegetação natural mais escassa. No andar intermédio, os principais tipos de vegetação que se podem observar são os carvalhais e matos de vária natureza.

    Em relação à fauna, destaca-se a presença do corvo e do coelho-bravo, com estatuto de conservação ameaçado.





    imagem: foto_quartelas2.png imagem: foto_quartelas3.png imagem: foto_quartelas4.png imagem: foto_quartelas5.png
 

Promotor

Co-financiamento

    • imagem: inature.jpg
    • imagem: provere.jpg
    • imagem: logos.png