O vale do Rio Zêzere é uma da áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A criação da GRZ- Grande Rota do Zêzere (GR 33) foi pensada para permitir aos utilizadores usufruir de um contacto mais próximo com este património natural.

Os 370 Km de extensão da GRZ percorrem 13 concelhos e unem importantes marcas nacionais: Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo. O percurso foi projetado para ser multimodal, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa. Assim, pode realizar-se de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em  circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma disciplina. Para este aspeto contribui o caráter inovador das 13 Estações Intermodais existentes ao longo do percurso.

O percurso da GRZ percorre uma variedade de cenários, onde é possível apreciar a riqueza da fauna e flora da região, bem como a paisagem humanizada que se foi estabelecendo ao longo das suas margens. Natureza e cultura humana mesclam-se em matizes surpreendentes ao longo do trajeto, revelando um dos segredos mais bem escondidos de Portugal.

Existem percursos complementares, quer circulares tipo Pequenas Rotas, como os Caminhos de Xisto, em torno de pontos onde a GRZ passa, quer derivações a partir do itinerário principal que levam os utilizadores a áreas geográficas e pontos de interesse próximos, como as Aldeias de Xisto, as praias fluviais, as albufeiras e barragens, entre outros.

 Todas as etapas são pedestres e cicláveis, exceto nas situações em que existe um traçado específico para BTT, devidamente assinalado .

COMO USAR A ROTA?

Toda a extensão da GRZ pode ser efetuada a pé ou de BTT, mas só alguns troços podem ser feitos de canoa – uns em águas bravas provocadas pelos declives e pelo perfil do próprio rio, e outros em águas calmas, já sob a influência das albufeiras das barragens.

A rota divide-se em nove unidades coerentes, que refletem as características do rio e da sua envolvente. Cada uma destas unidades agrega várias etapas, entendidas como o percurso entre dois painéis informativos.

1.O SELVAGEM INÍCIO | 30,1 Km
2. IRRIGANDO A COVA DA BEIRA | 55,7 km
3.TERRA MINEIRA | 21,9 km
4. MEANDROS | 23,1 km
5. SOB O SIGNO DO CABRIL | 62 km
6. SÓ TU E O RIO | 22,9 km
7. O REGRESSO DA SERENIDADE | 28,4 km
8. BRAÇOS DO RIO | 71,4 km
9. A CAMINHO DO TEJO | 54,7 km

 

1.O SELVAGEM INÍCIO | 30,1 Km – Municípios de Manteigas

– Covão d’Ametade – Manteigas

– Covão d’Ametade – Manteigas (BTT)

– Manteigas – Vale de Amoreira

– Manteigas – Vale de Amoreira (BTT)

– Vale de Amoreira – Área de Descanso de Valhelhas

– Vale da Amoreira – Área de Descanso de Valhelas (BTT)

Variantes:

– Variante GR 33.1: Cabecinho – Valhelhas (recomendado).

Municípios percorridos nesta etapa: Manteigas, Guarda, Covilhã.